PASSO A PASSO PARA SER UM TRICOTERAPEUTA CAPILAR

PASSO A PASSO PARA SER UM TRICOTERAPEUTA CAPILAR
CLIQUE NA IMAGEM DA MALETA PARA SABER O PASSO A PASSO PARA SER UM TRICOTERAPEUTA CAPILAR

terça-feira, 17 de maio de 2011

6- TRICOLOGIA: O CABELO É VIVO

Porque se comunica como ornamento pessoal, emoldura o rosto, assinala diferenças sociais, profissionais, religiosas e políticas e sinaliza quando o organismo está acometido de doenças, além de mudanças comportamentais, repletas de significados associados a conceitos de ousadia, juventude, liberdade, sedução e poder. Se o organismo vai bem e as emoções estão equilibradas, os fios se mostram bonitos e saudáveis. (tricologia)www.tricologia.com.br/sobre_cabelos_1.asp
Tem uma função fisiológica de grande importância: a proteção do couro cabeludo. A falta de cabelos incomoda os homens e preocupa as mulheres. Sua queda pode gerar problemas estéticos e muitas vezes até psicológicos, quando o indivíduo fica com baixa auto-estima.

Os cabelos compõem-se 90% da proteína queratina que contem, na sua estrutura, 18 aminoácidos, 8% de água, lipídeos, pentoses, glicogênio e ácido glutâmico, e 2% dos minerais de ferro, cobre, zinco, alumínio e cobalto.

As glândulas sebáceas e as glândulas sudoríparas e mais os resíduos da desintegração da epiderme, compõem o Manto Hidrolipídico, que é um fator de proteção da pele.

Quando está ressecado sinaliza que está desnutrido, perdeu umidade e reduziu a coesão entre as células, fica opaco, rebelde e quebradiço com pontas que se rompem, sinaliza que as glândulas sebáceas estão hipofuncionais.

Ao contrário, se o couro cabeludo apresenta exagerada produção de sebo pela hiperatividade das glândulas sebáceas, o fio se apresenta aglutinado, sem volume, gorduroso e, às vezes, exala odor característico, irritação e prurido.

Qualquer fator do organismo que reduza a síntese de proteínas repercutirá sobre o seu crescimento.

Os cabelos têm o seu ciclo de crescimento, repouso, queda e renovação, encontrando-se em estágios diferentes de desenvolvimento. Na fase de crescimento (anágena), com duração peculiar a cada indivíduo, os fios de cabelos crescem em média 10 a 20 cm ao ano.

São fortemente influenciados por determinantes genéticos, pelos hormônios, substâncias químicas e medicamentosas, psíquicas e pelo envelhecimento fisiológico, fatores climáticos e outros.

Para tratar a perda dos cabelos, sempre será necessária uma avaliação cuidadosa e um diagnóstico adequado.

Neste caso, assim que se notar os primeiros sinais de afinamento e perda progressiva é importante que se institua o tratamento preventivo.

8 comentários:

  1. É realmente podemos diser que o cabelo é o melhor amigo do homem, pois nós avisa quando qualquer coisa esta errada em nosso organismo.
    Depois deste texto podemos diser que o cabelo é vivo.

    ResponderExcluir
  2. Ainda não aprendemos a interpletar o nosso cabelo, pois sendo ele vivo, os sinais que ele nos dá é o suficiente para ficarmos alertas.

    ResponderExcluir
  3. É muito importante conheçer as fases do cabelo.genilda

    ResponderExcluir
  4. nosso cabelo é um ser vivo tudo afeta nele ate os problemas hormonais e de saúde precisamos ter equilibro , alta imunidade ,e bom saúde isso sim reflete nos cabelos . e também sem duvidas tratar as doenças patológicas e emocionais com o tricoterapeuta.

    ResponderExcluir
  5. essa aula me deixou muitas dúvidas´pois continuo achando que o cabelo é morto,tirando a parte do couro cabeludo onde há vida ,sua extensão é morta

    ResponderExcluir
  6. Bom
    A respeito desta aula questiono algo : Não compreendo que o cabelo seja um " corpo vivo " . Compreendo que ele nao tem mais vida própria , pois nao produz nutrientes e/ou substâncias necessárias á sua sobrevivência , por isso entendo que ele está ligada a uma parte viva que o mantem vivo e o alimenta em suas fazes , pois tbm se o cortarmos nao sentimos dor ou sai sangue pelo fato de nao estar vivo mas sim ligada a uma parte viva ao qual sentimos dor ao lesionar-mos .

    ResponderExcluir
  7. Bom
    A respeito desta aula questiono algo : Não compreendo que o cabelo seja um " corpo vivo " . Compreendo que ele nao tem mais vida própria , pois nao produz nutrientes e/ou substâncias necessárias á sua sobrevivência , por isso entendo que ele está ligada a uma parte viva que o mantem vivo e o alimenta em suas fazes , pois tbm se o cortarmos nao sentimos dor ou sai sangue pelo fato de nao estar vivo mas sim ligada a uma parte viva ao qual sentimos dor ao lesionar-mos . Marjorie Moura

    ResponderExcluir
  8. Incrível quanto mais aprendo mais envolvente fica, o quanto o cabelo não é simplesmente um fio qualquer, ele tem um currículo.

    ResponderExcluir

Você está chegando no final deste curso. Parabéns e obrigada pelo comentário.